quarta-feira, novembro 20, 2013

As diversas faces do Amor

Lady Gaga em sua releitura de Vênus de Botticelli 
O amor é uma força que nos acompanha durante toda a vida. Desde o nosso nascimento até a nossa morte. Em cada segundo de nossa vida ele está presente. Sempre apresentando diversas formas, uma diferente da outra, e sempre de formas divertidas.  Neste post, vou explanar sobre alguma delas, e falar sobre um pouco do amor em geral.
Muitos de vocês devem estar pensando ''Ebaa, vou aprender uma 'simpatia' pra começar a namorar o gatinho da escola'', olha, se está com esse intuito, sinto desapontar-lhe, não vai rolar.  Nem simpatia, nem feitiço, nem nada. Aqui vou falar sobre o amor, apenas.
Acho engraçado isso, muitas pessoas que conheci e conheço vem me perguntar sobre como conseguir conquistar o gatinho da turma, ou a paixãozinha, ou sobre fazer amarrações, Se é certo ou errado e tals.  Bom, não é errado isso. Ou ter essa curiosidade. Mas acho que as pessoas poderiam procurar a magia pra descobrir o amor próprio primeiro, pois é muito melhor. E geralmente são pessoas com problema de confiança e amor próprio.

Vamos começar pela parte iluminada até cair na profunda escuridão desse sentimento, que não pode ser negada e devemos ter e sabermos usa-las a nosso favor. Aqui vou alertar só sobre os perigos e armadilhas que podem nos fazer ter a ilusão de estar amando ou odiando muito algo. Qualquer um dos lados, o claro ou o escuro, devem estar em acordo, e devemos encontrar um meio termo pra não nos tornar tolos ou pessoas chatas e rancorosas e nos destruir pensando que a culpa é de outra pessoa.


Love Is... By Nydia Bird
O amor, é um sentimento "benigno" que sentimos por coisas ou pessoas que nos fazem sentir bem e nos fazem os desejar bem. Ele não nasce de uma hora pra outra, e nem some do nada. Falando sobre o amor sexual, primeiramente sentimos atração por uma pessoa ou objeto. E idealizamos que aquela pessoa possa nos dar prazer sexual ao nosso próprio gosto e estilo. É o que muitos chamam de "amor a primeira vista" ou no bom e velho popular "fogo no rabo". E caso esse sentimento vá sendo nutrido de ambas as partes de forma não nociva, com o tempo a convivência acaba passando pela fase de paixão, em que desejamos estar com aquela pessoa o tempo todo, e queremos ela só pra nós mesmo. E se tudo novamente é nutrido de forma não destrutiva e continua nos fazemos bem, acaba por cumular no amor.  Mas o amor não é um sentimento possessivo, egoísta, sujo, onde se a pessoa não é nossa ela não pode ser de ninguém. Essa ideia de amor, é muito bonita e romântica. Mas temos que entender que mesmo amando alguém ou algo, podemos sentir desejo por outras coisas. Ninguém gosta só de comer carne ou só vegetais. Sempre temos muitos outros sabores e texturas para serem provados, e como somos seres curiosos acabamos por ir mesmo provar. Não estou dizendo aqui que é correto sair por aí provando de tudo e todas as pessoas ao mesmo tempo. Mas acho que devemos entender que se você realmente ama a pessoa, não vai priva-la de seus desejos. Assim como ela não pode te privar dos seus. A traição parte do conceito de mentira. Eu vejo a traição como enganar a pessoa com quem se está tendo um relacionamento. Se você mente, você acabou traindo. A traição vai muito além do sexo. Tem muita troca de olhar que vale muito mais que a pessoa ter te transado com 1000 pessoas. Tendo auto-confiança e nos amando saberemos que não precisamos de algo pra sermos felizes, temos a nós mesmos. O que leva ao segundo tipo de amor, que é muito falado por aí mas poucos praticam.


James Franco e sua boa dose de amor próprio.
O Amor Próprio é um conceito que todos, ou pelo menos a maioria, acha que tem. Quando na verdade
não. Se amar é se aceitar como é, é reconhecer que sim, estou acima do peso, e com o corpo sem forma, mas ainda sim tenho valor e sou uma pessoa bonita. É reconhecer seus pontos fracos e não nega-los. Aceita-los como parte de si e usar eles a seu favor. Não é por que você não tem o corpo que deseja, ou a cor de olhos que acha bonita, ou seja lá qual for seu conceito de perfeição.  Sempre temos algo a reclamar do nosso próprio corpo, e sempre vamos ter. O importante é saber aceitar aquilo como uma característica única, e que te faz belo como um todo. Pessoas perfeitas, não existem, e quando tentam atingir a perfeição o resultado nem sempre é muito agradável como imaginaríamos que fosse.


O terceiro tipo de amor é um amor muito bonitinho,  fofinho, cutezinho, porém imaginário. É o amor platônico.  O amor platônico é tudo aquilo que idealizamos em alguém ou algo inalcançável. É uma ligação sem aproximação ou relação pessoal ou sexual.
Platonic Love by Envious Dolly
Muitas vezes é o que sentimos por algum famoso que idealizamos como sendo do jeitinho que nos é apresentado pela mídia de massa, e nós acabamos comprando aquela imagem e acabamos nos apaixonando e criando laços que só existem na nossa mente. Nem sempre precisa ir muito longe, como famosos. Muitas vezes no nosso círculo social podemos acabar por conhecer alguém, e nem sempre temos aquela coragem de leão pra chegar na pessoa, conversar, e quem sabe conquistar ela. Aí acabamos ficando ''stalkeando'' a pessoa, assistindo ela a distância, e nem sempre isso é muito bom, pois a pessoa não sabe nem quem você é ou o que você sente. Então segue a vida dela normal, conhecendo pessoas novas, e se apaixonando por elas, e isso acaba por nos machucar. É tenso, temos que ter mais confiança em nós mesmo e falar o que sentimos ou tomar alguma atitude pra fazer com que aconteça.

Passion by Michelle Ramey 
Temos também a paixão. A paixão nos tira do chão, nos faz querer aquela pessoa ou objeto de desejo só pra nos satisfazer, e nossa visão de mundo acaba ficando muito limitada, pensamos o dia todo naquilo, e só somos felizes por aquilo. Temos que aprender a nos amar primeiro pra depois amar o outro. Paixão nada mais é que o apego excessivo em algo. Temos que descobrir o que está errado em nós pra corrigir e acabar nos desapegando e não tornando a paixão no próximo tipo de amor. Que é a Obsessão.

Obsessão
A obsessão é um sentimento de apego tão forte que não medimos esforços pra fazer com que o objeto de desejo nos queira e seja só nosso assim como sentimos por ele. Geralmente as pessoas que vem a magia procurar uma forma para conquistar o objeto de desejo estão assim. Elas acabam criando vínculos tão fortes, e uma necessidade tão forte do objeto de desejo que ela não consegue ser mais feliz sem ele. Não consegue fazer mais nada, não consegue pensar em mais nada, só naquilo que deseja e como conquistar. É um sentimento perigoso e que temos que nos cuidar pois é fácil sermos pegos por ele caso não estivermos de olho. A pessoa acaba se destruindo, e tendo pensamentos destrutivos e culpa o amor que sente pela outra pessoa por isso. E se rejeitada leva ao último tipo de amor que vamos ver aqui.


 Que é uma mistura de amor platônico com obsessão. É o ódio. Sim, o ódio. Ódio nada mais é que a parte escura do amor. Geralmente quando as pessoas odeiam muito uma coisa, acabam tendo um comportamento obsessivo, perseguindo a pessoa por todas as mídias sociais, e fazendo comentários negativos sobre o objeto ou pessoa em questão, e só o que sabemos fazer é pensar naquilo, e desejar que aquilo suma ou deixe de existir. Hoje em dia tem até termo pra designar pessoas com esse tipo de comportamento
Fury by Neilash
obsessivo, são os ''haters'' (odiadores). Que nada mais são pessoas que não podem ver que a vida do que odeia está dando certo e isso incomoda, e aí você volta a disseminar boatos ou voltamos a falar mal daquilo. Esse tipo de comportamento acaba sendo prejudicial somente aquele que o sente. Pois geralmente todos a volta da pessoa que o tem  notam que é um problema única e exclusivamente de cunho pessoal. E que só ela vê daquela forma. É triste pra quem vê ou conhece pessoas assim. Um conselho, tente mostrar para aquele seu amigo assim que existe uma vida além da cerca de ódio que ela sente. Que o mundo não gira em torno do objeto de desejo e que a pessoa não vai ficar mais legal, mais inteligente, mais bonita se o objeto de desejo sumir da face da terra. Faça com que esse amigo passe a prestar mais atenção em si mesmo e no que faz, e ignorar o que odeia. Não podemos deixar nossa vida de lado pra ficar falando mal do que não gostamos. Se nós não gostamos de algo simplesmente ignoramos.

Bom, espero que este post sirva pra iluminar um pouco e faze-los ver se o que está se sentindo é realmente amor, ou se é alguma das nuances distorcidas dele. Tenha cuidado com seus sentimentos, pois podem ser forças criativas fortíssimas ou avassaladoramente destrutivas. Antes de sair por aí procurando feitiços, simpatias, ou seja lá o que for pra conseguir conquistar o gatinho(a) que deseja pare e pense: "Será que o que estou sentindo pode ser resolvido por mim mesmo ou vou precisar de ajuda magica pra isso?". Na maioria das vezes só precisamos mesmo é ter um pouquinho mais de coragem pra poder conseguir atingir a pessoa que nós desejamos. Confie em si mesmo e chegue na pessoa como se ela fosse normal. O ''não'' dela você já tem. Que no máximo pode render uma boa amizade. Vá em busca do ''sim'' dela. E se não o conseguir mesmo assim, dê mais valor a si mesmo e não fique por aí chorando pitangas, fazer a Maria do Bairro é muito EmO 2006. Super out. Sacode a poeira, pega a varinha de pesca e segue em frente tua vida monamú. O mar tá cheio de peixes, joga a linha e aquele que morder a isca ou pegue para comer ou solte-o no mar novamente.

Beijos para todos os tipos de amantes, pois o amor seja lá como for apresentado, ainda é amor. (k)

Um comentário :

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER