"Sem a ninguém prejudicar, faça o que desejar", diz a Rede Wiccana, um extenso texto que dita, em poesia, os dogmas da religião Wicca.
Para dar ênfase a esse importante dogma, outra lei é mencionada na Rede. A Lei Tríplice, ou Lei do Triplo Retorno, como alguns ainda chamam, é o maior princípio que rege qualquer ato mágico da vida de um Wiccano. Sabem eles que qualquer um de seus atos retornará em triplo para os mesmos.
A Lei Tríplice reforça ainda mais o conceito de que nenhum bruxo wiccano deve fazer com os outros aquilo que não gostaria que fizessem para ele, pois certamente retornará. Não bastando o retorno em igual intensidade, eles aceitam então o retorno triplo pelas suas ações. "Da Lei Tríplice lembrarás também; três vezes o mal, três vezes o bem."
No entanto, devemos entender o que existe por trás desse dogma e qual a diferença entre ele e a conhecida Lei do Retorno.
![](http://data2.whicdn.com/images/55397894/large.jpg)
No entanto, devemos saber que Lei Tríplice e Lei do Retorno não são a mesma coisa. Como você já leu, a Lei Tríplice pertence a Wicca. E só. Adeus (pelo menos eu, particularmente, não conheço nenhuma outra vertente que tenha este lei como dogma); a Lei do Retorno é algo correspondente a uma lei universal - existe simplesmente porque existe. Para ateus, bruxos, cristãos, satanistas, budistas e todo o resto. A Lei do Retorno é a simples lei da física chamada Lei da Ação e Reação; ou "tu és responsável por aquilo que cativas", ou, ainda, "você planta aquilo que você colhe". É o Arcano VIII, A Justiça, do Tarot.
O retorno é certo e o Universo se encarrega disso. Se você ataca alguém por pura crueldade ou vingança, sem ter razões plausíveis pra isso, esse ataque, assim como um bumerangue, vai acabar voltando pra você e te acertando a fuça. É como plantar sementes de maçã e nascer uma macieira. Natural, simples e previsível.
Ou seja, para os novatos que proferem a Lei Tríplice para qualquer um que os chamam de 'gordinho' na escola: Guarde a Lei Tríplice dentro de si. Se você acredita nela, ótimo. Isso significa que toda boa ação que partir de você, voltará três vezes mais forte. E isso é ótimo para nortear e moldar suas ações - que consequentemente moldarão seu caráter. Perante os Deuses, submeta-se a essa lei e passe a agir toda vez pensando nela. Ela não dirá sobre a vida de ninguém senão a sua.
Para os demais, deixemos o Universo, por si só, trabalhar. Deixemos que a Lei do Retorno os façam colher exatamente aquilo que eles plantam. Se é amor, que colham amor; mas se é mal, que colham o mal.
Já para vocês: Amor, amor e amor.
Evan Kunagnos
Eu prefiro chamar de Lei da Atração, que está intimamente vinculada com a intenção e a consciência da pessoa. "Semelhante atrai semelhante".
ResponderExcluirTambém, Ana. O que você deseja para os outros é o que acaba se tornando real na sua esfera pessoal.
ExcluirObrigado pelo comentário, bênçãos!
Verdade! Bem colocado Ana. Blessed!
ExcluirSou Wiccan e não acredito na Lei Triplo. Na Wicca NÃO há dogmas.
ResponderExcluirPelo menos não na Wicca Gardneriana.
ExcluirDesculpa mas....quando vcs falam que na Wicca não tem dogmas eu fico pensando..."o que diabos vcs pensam que é um dogma???"
ExcluirWicca é uma RELIGIÃO!!
É claro que tem dogmas
PRINCIPALMENTE a Gardneriana
@Hekator Entiendo el dogma como una doctrina no interpretable e inmutable. En una religión ortopráxica y mistérica, eso no tiene cabida. Toda experiencia es interpretada de forma personal. Como he puesto en la página Facebook: http://silvercircle.es/wicca-brujeria/ortodoxia-versus-ortopraxis/
ExcluirTambién (en inglés): http://www.hackcraft.net/wicca/books/#ortho
Arcano VIII, não XIII.
ResponderExcluirA Lei Tríplice só tem real funcionamento após a iniciação que é quando você está em um compromisso maior com os Deuses!
ResponderExcluirCostumo dizer que as duas são a mesma coisa com interpretações diferentes.
ResponderExcluirSobre alguns desentendimentos e erros relacionados a Wicca:
ResponderExcluir* "A Wicca não possui listas de regras ou leis para serem
seguidas."
Falso ! Todos os Iniciados na Arte dos Wica, de 1957 para cá,
tem em seus BoS uma cópia das Antigas Leis ou Ardanes.
Isso eu até pensava que todo mundo já soubesse, desde que
Lady Sheba já tinha publicado 162 Leis da Arte no seu Book
of Shadows em 1971, e posteriormente Aidan Kelly no CAMI
em 1991.
* "A Rêde é um Dogma da Wicca."
Falso ! A conhecida Rêde foi apresentada ao público por Doreen
Valiente em 1964, no jantar de inauguração da revista "Pentagrama".
Isso NUNCA fez parte da Arte dos Wica e nem da Wica, como é
conhecida hoje. Não entendo porque isso leva o nome de "Rêde
Wicca", porque quando inventou isso, Doreen Valiente não se
considerava mais uma Gardneriana desde 1957. Na época do
jantar de o Pentagrama, ela já estava trabalhando com Robert
Cochrane.
por: Mario Martinez