segunda-feira, novembro 25, 2013

Festivais - a Roda do Ano



Continuando a série "Por um Caminho Diferente da Wicca", agora vou abordar os Festivais - para maioria, os Sabbás e Esbás.
Vou falar um pouco sobre a Roda do Ano wiccana e depois mostrar como eu celebro os deuses e o ciclo da natureza. Não pense que pode simplesmente pegar o modo como eu faço e copiar que vai dar certo. Não. Esse calendário eu fiz a partir da minha realidade, para os deuses que eu venero, e para a região onde eu moro. 
Use como exemplo, ou não...tanto faz.

Os Esbás


Resumindo ao extremo: são ritos em honra à Lua.
Considero venerar a Lua algo essencialmente bruxesco. Não importa sua Tradição, não importa sua vertente, o culto à Lua parece ser algo natural para o bruxo.

"Por que cultuar uma deidade a quem não podemos ver quando possuímos a Lua em todo seu esplendor?"
 - Charles G Leland - Arádia, O Evangelho das Bruxas - Pg. 101

Há tradições que veneram todas as fases da Lua, outras apenas as fases Nova e Cheia, mas o mais comum é que os Esbás sejam em honra à Lua Cheia - 13 luas cheias no ano, 13 Esbás.

Como eu celebro


Eu celebro a Lua Cheia e a Lua Nova.
Por venerar exclusivamente o panteão grego, preferi pegar seus nomes também.
Na Lua Cheia, celebro a Dikhomenia, em honra à Selene.
Como já expliquei na primeira parte dessa série, julgo de extrema importância observar a particularidade dos deuses, e como não sou essencialmente duoteísta como a wicca, não vejo razão para chamar um par masculino para Selene. O que quero dizer é que, nas celebrações em honra à Lua/Selene, eu chamo apenas Selene.


É uma época de grande poder, perfeita para encarar fatos difíceis e meditar suas motivações. Atente-se também aos juramentos que faz nesse período.
Na Lua Nova, celebro a Noumenia e o Deipnom de Hekate.
A Lua Nova marca o fim do ultimo mês e o começo do novo. Aqui, não só venero Hekate, na noite mais escura, como a "Portadora da Luz", como também peço por um mês favorável.
Livrar-se do velho também é um processo ritualístico poderoso. É quando eu queimo as ofertas votivas que ficaram no altar durante todo o mês, é quando eu esvazio o conteúdo do meu Kathiskos e e preencho-o com um novo conteúdo.

Como celebrar


Bem. Se está lendo esse texto, talvez esteja iniciando no caminho da Bruxaria por agora. Se é principiante não vou colocar o carro na frente dos bois e colocar aqui um monte passos ritualísticos, cânticos e hinos para você fazer seu ritual.
Vamos com calma. Passos de bebê.
Acredito que pequenos atos possuem grande poder. Podemos começar apenas observando a Lua Cheia. Admirando sua beleza... observe-a plena no céu e deixe que sua mente divague, pensamentos surgirão, talvez você nunca tenha realmente parado para observar sua beleza. Tente sentir a energia d'Ela banhando-te na noite.
Se tem uma divindade lunar em especial, procure por hinos em sua honra. Faça as vezes de um poeta. Recite algo relacionado à Lua - não precisa de um ritual complexo - apenas acenda um incenso, observe a Lua e recite para Ela. Acredite, já é um grande começo.


Os Sabás


Também já explanei sobre eles na primeira parte da série.
Lá eu disse que é importante para um bruxo celebrar os ciclos da natureza, e os Oitos Sabás Wiccanos são os festivais mais comuns e conhecidos.
(Aqui eu tinha uma graaande discussão sobre Roda do Norte e Roda do Sul... mas preferi não colocar. Provavelmente tiraria o foco da postagem, alem de gerar um debate inútil que nunca leva a lugar algum. E mais importante, o objetivo da postagem é ir alem dos 8 sabbás)

Mas repare que o objetivo não é largar os oito sabbás como se eles fossem absurdos ou algo do gênero. Muito pelo contrário! São festivais que já estão muito agregados à nossa cultura, o que eu proponho é que saia da zona de conforto e os explore mais, e principalmente, para que você não fique limitado a eles.
Inúmeras vezes eu lembrei da importância de observar a particularidade de cada divindade cultuada, e por isso deve-se sim separar um dia - um festival - para cada divindade de sua predileção.

Alias, acredito que você celebrará pelo menos uma roda do ano tipicamente wiccana enquanto observa e aprende sobre os eventos da natureza a sua volta no decorrer do ano.

Bem, entrei em contato recentemente com a Roda do Ano Piaga e me pareceu uma proposta bem interessante! Uma roda de ano feita a partir da observação das caraterísticas climáticas da região, bem como dos festivais já existente e que já fazem parte da cultura local.




Não vou enganá-los e dizer que só ao terminarem de ler este texto vão estar prontos para construir seu próprio calendário de ritos. Isso demanda estudo e prática. Vá celebrando a Roda do Ano Wiccana por enquanto, mas mantenha os olhos abertos à sua volta.
Repare nas frutas que só aparecem em determinadas épocas, repare quando começa o período de chuvas,o período de seca, há algum festival regional interessante? Em Litha você se esforça para botar um Gira-sol no altar, mas será que não teria alguma flor ainda mais representativa na sua região?
Bem, a Roda do Ano Piaga é um bom exemplo - apesar de ainda achá-la muito presa à roda wiccana - para saber mais sobre ela, clique aqui

Como eu Celebro


Na Wicca temos os quatro sabbás menores - Yule, Ostara, Litha e Mabon - que são os solstícios e equinócios e os quatro sabbás maiores - Imbolg, Beltane, Lammas, Samhain.

Onde eu vivo há apenas duas estações bem definidas - um verão quente e úmido e um inverno seco e ameno, então eu celebro ambos os solstícios. O equinócio de primavera, temos as primeiras chuvas depois de um longo período de seca, então eu também o celebro como a Chuva das Flores (como é chamado aqui na região).
O equinócio de Outono não tem grandes reflexos na região, mas eu o observo como ponto de equilíbrio - dia e noite com a mesma duração, um fenômeno a ser observado.

Quanto aos sabbás maiores, eu já aconselhei a observar a essência deles. Beltane - como um rito de fertilidade, Samhain - para honrar os antepassados. Curiosamente, por exemplo, na Tradição da Lua Negra, Lammas se associou bastante com o Carnaval...

Além disso, visando a particularidade dos deuses, tenho festivais exclusivos à eles. Os deuses de minha predileção são Hekate, Hermes, Hefestos, Ares, Athena e Hades.
Por venerar apenas o panteão grego, os Reconstrutivistas Helenicos me ajudaram e muito nesse aspecto.
Seguindo o calendário lunar (que começa na lua nova), no primeiro dia do mês, venero Hekate, no segundo dia Agathos Daimon, no terceiro Athena, no quinto Hermes, Selene na Lua Cheia...

Eventos civis podem ser bem adaptados também. Um exemplo? Uma libação à Gaya no Dia da Terra (22 de abril). No dia das Mães, prestar honra a Réia, Hera e Demeter, no Dia dos Pais honrar Zeus Pater.
E claro, temos o famoso 13 de Agosto, consagrado como Dia de Hekate

Também associo alguns deuses a algum mês e presto-lhe uma libação em honra a ele: Maço-Hefesto; Julho-Atena; Agosto-Hermes; Novembro-Ares; 


Como celebrar


Sem mistérios: estudando e observando.
Compre uma agenda, marque as datas dos Solsticios e Equinócios (sim, esse estudo vai demorar no minimo uma ano, se você já ficou com preguiça, pare agora pois na bruxaria você nunca para de estudar). Marque também a data dos quatro sabbás maiores da wicca (do seu hemisfério, é claro).

Vamos lá, equinócio de primavera...o que mudou na sua região? Chuvas? Seca? Alguma fruta da época? ANOTE TUDO!! Veja como os equinócios e solstícios mudam o tempo da sua região.
Nos sabbás maiores, observe se não da para você associar com alguma festa da sua região, descasque o objetivo do sabbá. Como eu disse, na TLN Lammas se tornou muito intimo do Carnaval. Lammas já tinha um caráter de colheita, de festividade...não tem tutorial para fazer isso, vai ter que partir de você. Pergunte-se da razão dos antigos celebrarem nesta data, o que era celebrado, como era celebrado...algum aspecto se reflete hoje? Meditação nunca é demais, as respostas virão.

Monte um calendário. Esbás temos todos os meses...tem mais algum outro festival que será mensal? No meu exemplo, venero Hekate no primeiro dia, Agathos Daimon no segundo, Atena no terceiro e Hermes no quarto dia...

Algum panteão de preferencia? Pesquise a fundo os festivais originais e adapte-os a sua realidade. Algum deus de predileção? É possível que ele também tenha seus próprios festivais, então agregue-os ao seu calendário.
Tente também associar eventos civis à divindades - como no exemplo, fazer uma Libação à Gaya no Dia da Terra

Ao ritual em si...não precisa ter pressa, um ritual sem preparação, sem alteração de consciência, não passa de palavras e gestos teatrais. Comece com pequenos gestos, como eu disse, eles tem grande poder. Observar, recitar poemas, acender velas e incensos...meditar!! Olhar para os deuses fara com que eles olhem para você. Eles te mostrarão o caminho.




Bônus: FAQ para Novos Bruxos
Instrumentos: Athame


9 comentários :

  1. Hekator estou aqui te incomodando novamente (desculpe) é sobre o Podcast,gostaria de saber qual seria o melhor dia pra você para gravarmos? E se teria algum e-mail ou Skype que eu possa me comunicar com você ao envés de encher as postagens de comentários.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me adicione no Facebook e me pergunte lá
      https://www.facebook.com/hekat0r

      Excluir
  2. Olá Hekator! Litha está chegando e estou estudando a Bruxaria e Wicca com alguns amigos e queríamos saber se podemos ir para uma floresta festeja-la, levando comidas relacionadas a esse Sabá, fazendo orações para deuses que gostamos, meditando, acendendo vela, cantando para alguns deuses... podemos ou não fazer isso?

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostei muito dessa série de post :)
    estudo wicca, mas acho que muitas coisas que vc disse aqui fazem super sentido! Já ouvi dizer q há outras rodas do ano (inclusive uma em a Deusa tbm morre) e achei a Roda do Ano Piaga muito viavel, ainda mais pra mim q moro no Rio e não temos mt variação de temperatura (ou é calor ou calor total rs).
    Obrigada por compartilhar essas dica, ideias e tal :)

    ResponderExcluir
  4. Bom vamos lá... Eu poço adapta o panteão grego aos sabbath ou não tem nada a vê? Até pq a roda do ano foi baseada no panteão celta...

    ResponderExcluir
  5. Bom vamos lá... Eu poço adapta o panteão grego aos sabbath ou não tem nada a vê? Até pq a roda do ano foi baseada no panteão celta...

    ResponderExcluir
  6. Bom vamos lá... Eu poço adapta o panteão grego aos sabbath ou não tem nada a vê? Até pq a roda do ano foi baseada no panteão celta...

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER