quarta-feira, novembro 13, 2013

O Labirinto do Fauno

Um filme de uma beleza e um simbolismo impar!
Espanha, 1944. Ofélia vai, com sua mãe gravida e muito doente, viver com seu padrasto fascista. Nesta novo cenário ela descobre sua origem sobrenatural, como princesa de reino no Submundo.
Mas para retornar e tomar seu antigo lugar ela deve passar por três provas, que viriam a confirmar que sua alma tinha se rendido à condição humana e que ela é merecedora de voltar ao Submundo - com o atento de que os testes devem ser concluídos até a Lua Cheia.



Inegável a relação iniciática dessas provas. Inegável é sutileza de símbolos durante todo o filme. E quando o Fauno se apresenta, ele diz que é "a montanha, o bosque e a terra", como Pã, que significa tudo.
O Fauno da-lhe o Livro das Encruzilhadas, bem como lhe ensina um feitiço com a Mandrágora para curar sua mãe, até um giz para que Ofélia criasse portais desenhando-os no chão ou na parede - algo que não estranho na pratica da magia.

Ofélia, vendo a 'fada' e iniciando seu caminho nos mistérios

O Livro das Encruzilhadas, que só mostra seus segredos
na hora da realização dos testes
O Livro avisando-a dos perigos que sua mãe corre
A marca de crescente lunar em Ofélia,
de sua linhagem sobrenatural
A tentação do banquete no segundo teste
Confiando em sua intuição, Ofélia vai contra as instruções das fadas
Isso mostra que em certos momentos devemos ser céticos até mesmo
com as fontes mais confiáveis e apostar em nós mesmos

Mantenha os olhos atentos para os inúmeros simbolismos e mistérios que estão ricamente representados na película. Um filme apaixonante que não precisou de apelações para conquistar o coração de cada um que o assistiu.


Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.



Hekator

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER