segunda-feira, novembro 18, 2013

A Originalidade da Sabedoria Mágica nos tempos da Internet
































"Nunca andes pelo caminho traçado, pois ele conduz somente aonde outros já foram."
Grahan Bell, Alexander.



Século XXI, era da tecnologia, praticamente tudo é feito pela internet ou depende de computadores, tablets, celulares, e-readers(leitores de e-books), e como a bruxaria é uma força em constante mudança, topamos por aí a torto e a direito na internet com vários "bruxos" "super sábios" em seus textos e palavras. Isso é muito bom, mostra que existe um crescente público que busca sempre manter as Tradições Antigas em andamento. Mas o problema, é que hoje em dia com a mesma facilidade de encontrarmos belíssimos e sábios textos, também temos a facilidade de descobrir a origem de tais escritos. E nem precisa ser amigo ou conhecer o autor pra saber que aquele texto simplesmente é uma cópia de um outro blog, que copiou do outro blog, que copiou de outro blog... e assim até chegar a fonte. Só selecionar parte do texto e colar no campo de pesquisa daquele site de pesquisas famoso que ''domina a internet'' (não faço marketing gratuito, foi mal, apesar de estarmos usando domínio público dele) e em questão de segundos nos deparamos com milhares de resultados com aquele mesmo trecho. E quando abrimos pra ler o artigo por inteiro, temos a surpresa (ou não) de que não só aquele trechinho foi copiado, mas sim o texto completo. E pior, ainda não colocam nenhuma fonte, ou dizem que o texto foi tirado de outro lugar. Coisa que raramente isso acontece. Quando colocam a fonte do texto ou o nome do autor original, é interessante e correto. Porém não é assim na maioria das vezes. Isso quando não, só de ler já sabemos quem escreveu aquele artigo não foi o autor do blog/página/grupo em que estamos lendo.

Penso comigo, ''o que será que está acontecendo com esses novos "bruxos""?! Pra onde foi a criatividade, que sempre foi uma ''marca'' da bruxaria? Sim, criatividade, pois vocês acham que hoje em dia poderíamos dialogar abertamente sobre a nossa Arte, se os antepassados que foram passando de geração em geração a sabedoria dos Antigos não tivessem criatividade para saber ocultar os ensinamentos do olhar dos inquisitores? Aonde foi parar a inspiração e a alegria de criar algo novo, sem ter medo de ousar, de mostrar o que você aprendeu?

Isso é algo negativo pois acaba por desencorajar os novos ou futuros escritores a exporem suas ideias com medo delas serem roubadas e nem ao menos terem os créditos por terem tido a paciência de ter escrito aquele artigo. É como se alguém pegasse Dracula de Bram Stroker e publicasse o livro, porém no lugar do nome do famoso autor colocasse seu próprio nome. Isso além de errado, moralmente falando, é crime.




Vocês já pararam pra pensar na seguinte situação... Estão de boas em casa, assistindo tv ou navegando na internet, quando bate um oficial da justiça a sua porta anunciando que está sendo processado por apropriação e reprodução indevida de um texto que não é seu, que viu na internet e resolveu postar no seu blog/página/grupo/fórum/comunidade? Não seria nada confortável né?! E como muito dos leitores ainda são menores ou dependem dos pais, imagina a situação que causaria em sua casa? Seus pais que trabalham e te sustentam tendo que desviar um dinheiro que poderia servir pro lazer da família ou até mesmo de uma conta ter que pagar por um erro que você cometeu? Não seria nada legal.




Então ponha a mão na consciência e antes de se apropriar de algo que não é seu e colocar seu nome para ganhar crédito/curtidas/reconhecimento por aquilo que não é seu, pense bem. Por que você não tenta criar um texto próprio, reproduzindo aquilo que você aprendeu com tal texto mas com suas palavras? Seria muito mais justo e com certeza agregaria muito mais a sua sabedoria. Pode não ficar um texto bem escrito ou não render o "buzz" que você queria. Mas pelo menos é algo seu, é próprio, e ninguém poderá tirar aquilo de você. Pois mostra o que você aprendeu com aquilo. Não o que você leu em algum lugar e resolveu postar. Aquilo são ideias de outras pessoas. No caminho mágico muitas vezes o que eu vivencio não é a mesma vivência que você terá, que não será a mesma vivência que alguém que lerá seu texto terá. Pois nesse caminho o maior prêmio não é o engrandecimento do ego, mas sim o conhecimento que adquirimos de nós mesmos. O que importa você postar aquele texto lindo de uma oração para aquele Deus/Deusa que você tanto gosta, ou aquele texto sobre animais de poder ter recebido 1000 curtidas sendo que aquela ideia não foi sua? Vai engrandecer seu ego, mas o que você terá ganho com aquilo? Nada mais que algumas palavras de gratidão e carinho que você saberá que não são direcionadas a você mesmo. Sendo que as pessoas que sabem que o texto não é seu vão acabar rindo de você e pode acabar denigrindo a sua imagem.




Esta semana teve um caso engraçado no grupo do blog no facebook, Haus Of Bruxaria Hipster, um dos membros postou um texto sobre Cristais Laser, porém eu e mais alguns já havíamos lido o livro que aquele texto foi apropriado indevidamente. Claro que rendeu algumas boas risadas, mas não comentei nada para não dar confusão, dado que eu certa vez alertei esse membro estar fazendo isso e ele falou que era, adivinhem, o famoso recalque. (Inserir aqui uma longa gargalhada) Recalque seria se aquele texto tivesse sido original e do próprio membro que postou.

Então gente, o conselho do tio aqui, é que procurem sempre que puderem descrever o que aprenderam sobre tal assunto e não simplesmente selecionar o texto, dar ctrl+c (copiar) e ctrl+v(colar), formatar o texto bonitinho, e postar, se ele não é seu. Busquem a originalidade, e o conhecimento. E sempre que forem reproduzir algo, reproduzam aquilo que é seu. Não as palavras de outras pessoas como se fossem papagaios que só sabem repetir o que os outros falam. Pois isso não agrega conhecimento algum. E quando forem reproduzir o texto de outrem, coloquem a fonte ou o nome do autor. Pois aí as pessoas saberão que o texto não é seu, e vão ver que você ao menos teve a humildade de reconhecer que não é seu e irão procurar o autor original para saber como ele aprendeu aquilo, da onde ele teve aquelas idéias, quais foram as inspirações pra ele, enfim.















Espero que tenham gostado do texto, qualquer dúvida ou crítica deixem na área pra comentário ou me procurem pra reclamar, me xingar, e tals. Que todos possam ter uma semana criativamente criativa. Beijinhos, Foster All.





ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com o autor.













Brincadeira, mas usem o bom senso. ;D

Muah (K)

8 comentários :

  1. Como é dito por aquele sábio qualquer:
    "Nada se perde, nada se cria, tudo se... 'TRANSFORMA'"... e não se COPIA.
    Neste mundo de originalidades magísticas, quase nunca um texto é atribuído a seu criador, e isso, desde tempos imemoriais, auxiliado pela invenção da prensa. Alguns se valiam disso pra se manter em segurança, com seus pseudônimos e anagramas secretos. Outros altruístas, usavam desta "capa" para difundir o conhecimento. Mas hoje em dia, usam desta "tradição" de ocultar o autor para galgar "poderes e conheceres" que de fato não possuem: _TOLOS!

    Um dia, em seu circulo mau erigido, não saberão se portar quando e da forma que é preciso. E não terão seu "Kindle" para buscar ajuda no "WatsApp". Abominável!

    Seja bem vindo Foster:
    Eko Temis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. É muito fácil descrever a teoria dos outros, porém quando vai por em prática... "quém quém quém quéééém".

      Obrigado pelas boas vindas Leonardo.

      Excluir
  2. Parabéns Foster!
    Espero que suas palavras entrem na mente desses "bruxos" e os force a repensar!
    A bruxaria é símbolo da transformação e da criatividade, fico triste em ver essa nossa situação atual de copia+cola.
    Vou aguardar seus próximos textos :)

    Beijokas!

    Rosea Bellator

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é algo que vem me incomodando muito nos tempos modernos. Pois assim restringe e muito a pesquisa. Acaba por se tornar cansativo querer entender sobre determinados assuntos e usar um meio que de certa forma facilitaria acaba por atrapalhar, dando sempre as mesmas respostas limitadas.
      Muito obrigado Rosea. Fico feliz que tenha se agradado do texto, logo logo postarei outros.
      Beijos.

      Excluir
  3. Gostei do texto, creio que o mesmo se aplica em muito do que é publicado ou republicado, e isso não é um fato somente constatado nos dias de hoje. Temos exemplos de plagio ou recopilação de certos textos em vários momentos da historia.
    Antes de seguir com exemplo de casos sobre esse tema, gostaria de compartilhar uma frase promulgada pelo Frei Leonardo Boff: “Todo ponto de vista, é à vista de um determinado ponto”.
    EXEMPLOS:
    EXEMPLO 1: Uma das principais obras do Abade Eliphas Levi (Alphonse Luiz Constant), o “Dogma e Ritual da Alta Magia” (Publicado no final século 19), e a obra “Magus” do Rosacruz Francis Barret (publicado no inicio do Séc. 19, entre 1901/1903), foram compilações diretas, quase sem nenhuma alteração a obra “Os Três Livros de Filosofia Oculta” de Henrique Cornelios Agrippa. Especificamente, ambos os autores copilaram conteúdos do primeiro e segundo livro.
    EXEMPLO 2: A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi explorada e SUPOSTAMENTE publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio de autoria do físico e químico russo Mikhail Lomonosov, e não pelo físico francês Antoine Lavoisier. Essa lei, filosoficamente expressa: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". MAS.....segundo alguns estudos sobre a tradição esotérica cabalística, essa lei esta claramente descrita em um compendio de livros chamado “Idra-Suta”, mas especificamente no Siphira Dzeniuta de autoria do rabi Schimeon Ben-Jochai.
    EXEMPLO 3: Segundo muitos conhecedores do assunto, o livro “Ataque e Defesa Astral” de autoria do Thelemita Marcelo Ramos Motta um dos dirigentes da A.´.A.´. para o Brasil, foi um plagio com algumas leves modificações do livro da Maga Dion Fortune intitulado “Autodefesa Psíquica”.

    ResponderExcluir
  4. Continuando.....
    EXEMPLO 4: Há estudantes do misticismo que alegam que a obra “Conceito Rosacruz do Cosmos” de autoria do rosacruciamo Max Heindel foi um plagio da obra do ocultista Rudolf Steiner publicado no original alemão com o nome de “Die Geheimwissenschaft im Umriss “(A Ciência Secreta em Esboço).
    EXEMPLO 5: Esse é o mais escrachado e cara de Pau! O Suposto avatar da era de aquário, o V.M. Samael Aun Weor patriarca de um ramos gnóstico, antes discípulo da linha rosacruciana da FRA, não só plagiou e copiou boa parte dos ensinamentos de seu mestre, como também copiou até o titulo da obra sem citar referências. O livro de Samael se chama “Logos, Mantram, Teurgia”, o livro escrito antes, pelo mestre e patriarca da FRA Arnoldo Krumm-heller se chama “Logos Mantram e Magia”.
    EXEMPLO 6: Alguns alegam que boa parte dos ensinamentos popularizados pela Wicca advinda de Gardner tiveram forte influências dos ensinos de um ramo rosacruz alemão, e também das bases de thelema. Alguns escritores vão além, dizem que o “Livro das Sombras” de Gardner foi complementado pelo próprio Crowley. Vemos também em alguma obras atuais sobre bruxaria e feitiçaria, forte referencias a preceitos antes propagados pela magia cerimonial e até mesmo por Levi, e outros magistas das escolas magicas francesas e inglesas. Exemplo são os quatro verbos da magia, “Saber, Ousar, Querer, e Calar”, a “lei tríplice”, e muitos outros!
    FINALIZANDO: Hoje em dia isso tem se tornado muito, mas muito comum, já encontrei livros de certos psêudos autores sem noção que copiaram tão descaradamente as obras raras e antigas, que até mesmo conservaram os erros de tradução e diagramação desses originais.
    Exemplo: encontra-se um determinado pantáculo publicado em uma obra de Papus para a língua portuguesa que foi impresso ao contrario, e quem não tiver o mínimo de noção sobre seus símbolos não perceberá o equivoco. Pois bem, um certo autor brasileiro, escreveu (copiou) um livro, que foi publicado pela madras, que o erro, como também não deixa clara a sua referencia.
    Concluindo, parabenizo o amigo pelo texto, mas uma coisa é certa, podemos enganar os que aqui se atem ao plano terreno, mas jamais o engodo se fara convincente aos que se encontram nos planos além-físico. O Divino não pode ser iludido, e é a ele que se fará evidente nossas ações, para com isso termos nossa colheita!

    PAX ET LVX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras muito bem ditas, Desvelado.
      Ia citar um ou dois dos exemplos que você chegou a citar inclusive. Pra mostrar que não é de hoje que isso vem acontecendo. Mas como certa parte do público ainda é muito crua resolvi dar um exemplo mais corriqueiro pra galera assimilar melhor a ideia.
      Sempre bom ter pessoas agregando mais e mais riqueza de conhecimento. Seja bem vindo e espero que goste dos próximos posts.

      Excluir
  5. Eu que agradeço meu amigo, gostei muito do blog, dotado de material muito interessante.
    Não sou adepto da bruxaria, mas respeito e admiro muito tal via, e sempre que puder estarei dando uma olhada na pagina.
    ODesvelado é um Grupo constituído por um pequeno circulo de pessoas, que as vezes se manifesta na rede por meio de matérias em seu blog.
    Caso tenha interesse em conhecer algumas de nossas matérias segue o link:
    http://odesvelado.blogspot.com/p/o-que-e-e-porque-o-desvelado.html

    Obrigado! E mais uma vez, parabéns!
    PAX ET LVX

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER