sexta-feira, novembro 15, 2013

FAQ para Novos Bruxos

Estava na página do Bruxaria Hipster e nas mensagens Giovani Florencio Borges veio me contatar - contatar qualquer cdc da pagina que pudesse lhe responder, na verdade.
Ao que parece, ele tinha que fazer um trabalho sobre preconceito religioso e do grupo ele foi o responsável pela Wicca e bruxaria.
Ele fez uma série de perguntar referentes à Wicca, mas eu expliquei que não era wiccano e que poderia responder as perguntas sob minha perspectiva, mas se ele quisesse eu poderia lhe indicar um wiccano para responde-las. Bem, acontece que ele aceitou minhas respostas e onde havia "Wicca" nas perguntas ele substituiu por "bruxaria.

O objetivo desta postagem é que as perguntas que ele fez foram interessantes, e podem sim ser a dúvida de vários iniciantes na Arte, por isso vou repostá-las aqui.

 1-           Como você conheceu a bruxaria e como a escolheu?

R - Bem, esse é um ponto interessante, uma vez que é consenso dizer que não escolhemos a bruxaria, mas ela nos escolhe.
O que eu estou tentando dizer é quem segue esse caminho foi atraído por ele como um metal é atraído pelo imã. Desde muito jovem eu sinto atração por esse mundo - desde que eu consigo me lembrar a bruxaria e seus temas me são extremamente atrativos. Claro, que vindo de uma família cristã, não foi fácil seguir por tal caminho.
Quando eu tive uma certa maturidade, comecei a estudar por sites mesmo, muitos lotados de senso comum, e como a maioria, comecei estudando a Wicca.
Para um jovem, sem dinheiro próprio, era extremamente difícil comprar os instrumentos (que são caros), livros para estudar, e ainda mais montar um altar. Fui criativo. Me dispus com o que tinha em mãos, pouco a pouco fui reunindo os materiais, comprando livros...e aqui estou, num eterno aprendizado

2 - Você sofreu preconceito por ter escolhido seguir essa religião?

R. Como eu já disse, sou de uma família cristã. Penei pra ganhar meu lugar...e ainda assim é na base da 'enganação'. Meus pais fingem não ver nada, fingem não saber de nada....
Com os amigos, é mais na piada, "macumbeiro", "satanista"... foram alguns denominações que eu já recebi. Mas como eu não me importo com o que pensam de mim, e mais importante, não tenho a menor paciência de sanar a ignorância alheia, simplesmente não me importo

3 - O que é a Bruxaria na sua vida?

R. É meu caminho religioso. Minha Arte.
É minha maneira de me conectar com os deuses antigos e com as forças da natureza. Explorar minhas capacidades latentes. É o caminho marginal e noturno onde eu me sinto mais confortável, onde eu posso me encontrar.

4 - O que você gostaria de dizer para as pessoas que tem um conceito errado sobre a bruxaria?

R. Provavelmente a resposta de um Wiccano seria bem diferente da minha. Um wiccano de bom grado explicaria sua religião e tentaria romper com os conceitos errôneos da maioria.
Eu? Bem, eu digo foda-se.
Bruxaria é marginal, oculta.
Como eu já disse, quem foi destinado a trilhar este caminho, vai trilha-lo. Passar pela barreira do senso comum e do preconceito é um dos testes mais importantes.
Então, não me importa que tenham um conceito errado da bruxaria. Eu a pratico, sou eu que devo saber o que ela é ou não é. O que os outros pensam, certo ou equivocado, não me afeta em nada


5 - Sobre rituais, o que você pode falar?

R. Um pouco ampla demais sua pergunta. São inúmeros os rituais na bruxaria pois eles acontecem para determinados objetivos. Rituais de iniciação, rituais de sabás e esbás, ritos de passagem.... tente ser um pouco mais claro na sua pergunta.
Mas, sendo o mais geral possível, eu posso dizer que um ritual de bruxaria geralmente começa com o Traçar do Circulo - bruxos não tem templos, e aprender a ver a sacralidade em todos os lugares, um vez que o divino está na natureza. O Circulo é um meio de delimitar um espaço sagrado, separando do resto profano. Com o Circulo traçado, inicia-se a evocação dos quadrantes e a invocação das divindades especificas.

6 - O que são os instrumentos mágicos?

R. A primeira coisa que você tem que saber que o principal instrumento do bruxo é o próprio bruxo. Um bom artista pode conseguir bons resultados pintando apenas com o dedo, mas isso exigirá um talento e uma técnica a mais. Inegavelmente seria mais fácil ele usar os pinceis apropriados.
Com a magia é mais ou menos assim também. Os instrumentos são meios de se direcionar energia e trabalhar com a magia. São representações dos elementos, além de terem funções ativas dentro dos rituais.
O Athame auxilia no traçar do Círculo e na evocação dos quadrantes. O cálice carrega o vinho da libação. No pentáculo é depositado o pão e outras oferendas. No caldeirão podem ser queimados desejos, podem ser preparadas poções...
Ao mesmo tempo, cada um desses instrumentos também representa algo. O athame como símbolo fálico e ativo, o cálice representando o elemento agua, o pentáculo representando a terra, o caldeirão como útero do universo... e por ai vai

Para entender os instrumentos da bruxaria, só estudando e praticando bruxaria


7 - Alguém se afastou de você quando souberam a sua escolha de seguir a bruxaria?

R - Ninguém que eu me lembre. E se alguém se afastou, não valia a pena, pois eu nem consigo me lembrar dele.
Tenho amigos evangélicos, amigos verdadeiros, com os quais eu tenho uma profundo carinho e respeito, e os quais sempre me respeitaram. Isso sim é uma verdadeira amizade

8 - O que é a magia?

R - A melhor definição, ao meu ver, é a de Crowley: Magia é "a arte de provocar mudanças a partir da vontade".
Então a magia não são os efeitos especiais hollywoodianos, magia está além de velas coloridas, incenso e uma varinha. Magia não é sobrenatural, é a coisa mais natural que existe. Um natural extraordinário - difícil de se explicar, mas não impossível.
Lembre-se que qualquer tecnologia ou ciência demasiadamente avançada parece magia à olhos ignorantes.

9 - Sobre rituais, são feitos para que finalidade?

R – Já respondi isso lá atrás. Existem rituais de cura, ritos de passagem, rituais para celebrar os deuses, rituais de fertilidade, rituais para honrar os mortos...impossível numerar a quantidade de finalidades que um ritual pode ter.

10 - O que deve ser feito para uma pessoa se tornar um/a bruxo/a?

R - Algo extremamente simples: Pra se tornar bruxo você deve praticar bruxaria. Para praticar bruxaria, você deve estudar bruxaria.
Simples, não é? Pois é, mas muita gente tem dificuldade em achar tal resposta.
A maioria acha que receberão uma carta de Hogwarts, ou que a avó vai iniciá-la assim que ela descobrir um livro das sombras guardado em um baú velho. Ou que existe um ritual secreto que deve estar em algum livro ou site, que quando realizado você se torna um bruxo.
Não.
Para tornar-se bruxo, depende mais de si mesmo do que de fatores externos.
Um grande problema que eu vejo acontecer muito ultimamente - e de alguns que vem perguntar na página - é que eles querem tudo de mão beijada, mastigado e dado na boquinha. A informação está ai, basta procurar. O blog do Bruxaria Hipster está ai pra ajudar nisso, mas ai a razão do arcano O Eremita, que é o guia eterno, aquele que busca o caminho por si só. Pode até ser que alguém lhe tenha mostrado o caminho, mas quem vai percorre-lo é ele – só.

4 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas respostas, muito legal e divertido.

    ResponderExcluir
  3. Fostes totalmente bruxo, aí! *rio-me* Misterioso e, no sentido positivo da palavra, orgulhoso. gostei imenso. é exactamente o tipo de força que as pessoas veem em nós. Poderosos e misteriosos.
    Os parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  4. Decidindo fortemente se entro nesse mundo, mas que estou atraído, estou *-* sinto um certo bloquei mais por causa da família (cristã) mesmo.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER