terça-feira, fevereiro 11, 2014

Rootwork como um dos caminhos do hoodoo, não como um sinonimo.



Voodoo Queen
Foto de Rootwomin disponivel em pinterest.com
Hoodoo - não é muito novo esse termo nas terras tupiniquins do Brasil. Mas é uma pratica muito interessante de magia, que requer estudo, pesquisa e atenção...
O Hoodoo é a MAGIA POPULAR da américa, e suas principais raízes estão na África; então digamos assim, um pouco do folclore magico africano foi pego, misturado com as ervas magicas e outras práticas de cura dos índios americanos, um pouco da sabedoria e devoção europeia, assim nasceu o HOODOO.
Mas esse mesmo termo: HOODOO, é digamos que novo, ele começou a ser usado no século 20, antes disso existiam outros nomes, os mais populares eram (e acredito que sempre serão) Rootwork e Conjure.  O Conjure ou o Rootwork são praticamente as mesmas coisas – mas tem alguns pequeninos, quase imperceptíveis grãos que os separa, um rootwork pode ser um conjure, e um conjure pode ser um rootwork, assim como o contrário também ser possível, você pode ser apenas conjure ou rootwork (mesmo fazendo o trabalho do outro).
Hoodoo como falei em outro texto, não é religião, não é filosofia de vida, não é nada dessas coisas novas e modernas, Hoodoo é um sistema Magico. Por exemplo.: Você pode ser Umbandista e tratar essa fé como seu sistema devocional, e pode praticar FEITIÇARIA como sistema MAGICO, assim como pode praticar HOODOO como sistema MAGICO.
O Hoodoo embora se assemelhe um pouco com VOODOO e SANTERIA, não é nenhum e nem outro.
VOODOO E SANTERIA São sistemas de fé, sistemas religiosos... FEITIÇARIA E HOODOO são sistemas MAGICOS.
Embora seja um sistema Magico, o hoodoo é um sistema orgânico, vivo, em movimento... nunca se aprende tudo.

RootWork.


Durante muito tempo as palavras “hoodoo”, “Conjure”, “Rootwork” foram usadas como sinônimos, mas os Rootworks são especialistas em magia; utilizam a magia contida nas propriedades das ervas, raízes, flores, arvores e tudo aquilo que se encontra na natureza com a intenção de causar mudanças desejadas em condições e circunstancias apropriadas.
Eles usam todo a variedade encontrada na natureza, fazendo combinações, criando, preparando e manipulando substancia e objetos para obter um proposito e um efeito magico.
O Poder e magia do Rootwork funciona porque tudo no universo está ligado, de alguma forma conectado – os seres humanos estão ligados uns aos outros por exemplo, biologicamente (existem muitos exemplos de ligação...) o único trabalho do rootwork é encontrar o que liga duas pessoas, ou uma pessoa e um objetivo e assim por diante...
Depois que se encontra uma forma de ligar uma pessoa a um objetivo, o rootwork tem o poder para facilitar o encontro do amor, realização e felicidade, e em alguns casos se reconciliar com aqueles que perderam... (Por exemplo também)
Para uma pessoa ser uma boa Rootwork, ela tem que ter capacidade de ajudar qualquer pessoa em qualquer circunstância (seja qual foi o método que ela irá utilizar para trabalhar – seja mojos, banhos, lava chão...), reverter mares de azar, produzir boa sorte, lançar proteção, remover doenças e etc...

A Anatomia do Rootwork (O Trabalho com Raízes, ervas e tudo aquilo que eu possa encontrar na natureza.)


Como falei lá em cima, existem certas (pequeniníssimas) coisas que separam o Rootwork do Conjure – lembre-se, se você quiser, pode seguir ambos os caminhos juntos, é uma pratica mágica...

Ervas e raízes


O Trabalho com raízes vão além da preparação de chás, banhos e lavagens de chão (que fique bem claro, só esses três já são matéria suficiente para uma vida toda...), podendo ir para o estudo aprofundado de raízes e a preparação de medicamentos (independete de qualquer coisa, consulte um médico sempre!), alimentos e em alguns casos venenos...
Ao se trabalhar com raízes, ervas e curas, o Rootwork sempre tem em mente que sua ligação com a natureza é algo totalmente espiritual, acessando as propriedades das mesmas de forma que essas atingirão o seu objetivo: causar benefícios ou malefícios, tanto físicos quanto espirituais. É por isso que o Rootwork estudo durante anos para poder ter sucesso ao fazer um saco mojo, criar um bom chá, queimar uma erva adequada e neles chamar uma intenção para um cliente.

O Trabalho com velas.

Foto de um altar
Disponível em: fuckyeahaltars.tumblr.com
Velas são as formas mais fáceis de acessar o mundo espiritual, porque nelas se coloca uma intenção, e quando acessa, essa comunica ou leva ao mundo espiritual a mensagem que ser quer ver no mundo físico, algo como “precisamos que no mundo físico tenha isso...” a fumaça das ervas, raízes e outras variedades queimadas também tem esse mesmo objetivo, a fumaça leva a mensagem...
Em Hoodoo se utiliza muito óleos e em quase 99% dos casos as velas são ungidas com eles antes de serem queimadas – assim o propósito é fixado na vela.
Os mesmos elementos que compõem um determinado óleo, é os mesmos elementos que compões um bom incenso de ervas (dificilmente se usa incenso de palito, geralmente os incensos de palito servem apenas pra dar aroma ao ambiente...)

Banhos espirituais e lavagens de chão.


Os banhos e lavagens de chão é o que compões cerca de 70% do trabalho do Rootwork.
Um cliente pode solicitar um banho para diversos fins, e um Rootwork pode prescrever uma sequencia de vários banhos para atingir determinado objetivo... isso causa uma mudança no corpo do cliente (no corpo físico e espiritual) assim ele se abre ou se fecha pra receber certas influencias que vão desde ao amor, prosperidade e rejuvenescimento.
Boa parte dessas receitas de banho e lavagens de chão, são incluídas na vida diária do cliente, com o tempo ele faz como se fosse algo do dia a dia – como algo de rotina (como tomar um café ou um banho.)
O que mais existe no universo Rootwork é variedades de banhos de condição, alguns desses são tomados uma única vez na vida, outros uma vez por semana, mês... O Medico Rootwork ira dar instruções ao cliente, de como utilizar os banhos, de como deve jogar a agua do banho ou fazer a lavagem do chão...

Caveira voodoo
Disponível em: www.molorchsorcery.com

Pedindo ajuda ao “espiritual”

Além da utilização de ervas, raízes e coisas encontrados na natureza, o rootwork trabalha com bebidas alcoolicas, seja para limpeza, causar uma mudança ou obter um favor de um espirito (dando a esse uma bebida como oferenda em troca de um favor). 
Caso ele utilize bebidas como moeda de troca, ele pode obter favores de vários gêneros, pode ser no amor, saúde ou destruição de alguém.

Orações, intenções, bíblias e salmos.


Pra ser praticante de Hoodoo, Conjure e Rootwork, o “adepto” da pratica magica precisa de uma fé; nos Estados Unidos por exemplo onde a grande maioria dos praticantes de Hoodoo ou são evangélicos ou são católicos, acreditasse muito na utilização de orações, reza para santos, oferendas apara os mortos e parentes que já se foram...
Sem sombra de duvidas a oração (aquilo que vem do seu coração e é totalmente espontâneo) é uma das ferramentas mais poderosas dentro do Rootwork e Conjure, pois é ali na espontaneidade que você expõe o que você que, é ali que você CONJURA.
Que exista benção e maldição em toda sua jornada.


PRIMEIRO, Kefron. Rootwork como um dos caminhos do hoodoo, não como um sinônimo. Disponível em: http://www.fastluck.bl.ee/




_________________________________________________________________________________

HEUSTAM (Lucas Oliveira) cursa nutrição na União Metropolitana de ciências e tecnologias (UNIME). Se diz pagão. Acredita que a ordem gera o caos, e por consequência o caos gera a ordem. Ama o fogo, e como ele, gosta de consumir tudo ate o fim. Adora selvagerias e qualquer coisa que seja tribal. Raríssimas vezes discute seu ponto de vista, por que se cansou de perder tempo discutindo.

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER