segunda-feira, maio 19, 2014

Vegetarianismo e paganismo: É preciso ser vegetariano?


Para iniciar, quero declarar que sou vegetariano desde os 6 anos de idade (com algumas interferências por parte da minha mãe e avó que sempre quis que eu comesse carnes) e estou quase me formando em nutrição, dedicando minha iniciação cientifica ao vegetarianismo. 


No fim de cada ritual existe um banquete com alimentos que simbolizem aquela cerimonia, no caso de sabás existem alimentos da estação que esta sendo comemorada. Alimentar-se é o mais primordial dos desejos humanos. Nosso instinto mais forte é o da sobrevivência, e para viver precisamos comer. Apesar de instintiva e impossível de ser controlada, a alimentação perpassa pelas mais diversas áreas de nosso ser, o que influencia na nossa escolha alimentar. 

Chama-se vegetariano aquele que não come produtos cárneos, podendo ser vegano (totalmente abstente de produtos animais), vegetariano ovo-lácteo (que consome leites e ovos), lactovegetariano (que consome apenas leite) e mais recentemente os semivegetarianos (que consomem aves muito raramente).

A escolha da alimentação vegetariana esta ligada a consciência ambiental e ao cuidado com o nosso planeta e acabam afetando na saúde numa forma positiva por prevenir diversas enfermidades. É corretíssimo afirmar que este estilo de vida nos proporciona uma maior leveza e calma em tudo, o que pode ser explicado pela diminuição dos niveis de testosterona em pessoas vegetarianas. Para os praticantes de Yoga é notório a mudança na flexibilidade quando adotado uma dieta vegan regrada.  Entretanto, não existe ligação nenhuma do paganismo com esta escolha alimentar (a não ser os hinduístas por questão histórico-cultural). 

Filosoficamente não acho errado comer animais. O paganismo diz que a vida é tão importante quanto a morte.Devemos lembrar que  nossa religiosidade se baseia na natureza, onde a vida e morte são um ciclo de retroalimentação (Uma se alimenta da outra), e de tal forma, podemos nos alimentar de outros seres. 
Mas o que nós fazemos hoje torna a coisa totalmente doentia. Demolimos floresta inteirar só para criar gado, que em grande parte das vezes é abatido de forma clandestina e dolorosa (mesmo que no brasil a fiscalização esteja bem mais rigorosa). Os animais são criados aos milhões para morrer sem o minimo de dignidade por funcionários mal qualificados (Que já não devem ter um juizo muito certo, né? Porque venhamos e convenhamos, trabalhar em abatedouro é totalmente coração de pedra).

Portanto, alimentação é uma escolha pessoa que possuem diversas influências. Se você é vegetariano ou vegano precisa entender que cada um tem seu tempo para assimilar algumas coisas - e muitas dessas pessoas nunca assimilam. Além do mais, existem pessoas que não conseguem parar de comer carnes por questões biológicas ou socioeconômicas. Um exemplo disso são atletas de alto rendimento, que muitas vezes não conseguem hipertrofiar sem o consumo de carnes. 

Os mitos sobre o vegetarianismo.


"Ai, mas eu não quero me tornar vegetariano. Vegetariano não come nada."
Filho, tudo no universo é feito de carne? Temos uma diversidade alimentar muito maior do que qualquer um
onívoro, além de uma chance muito menor de nos tornarmos obesos e ter doenças cardiacas.

"Mas eu não gosto de soja..."
Nem eu. Na verdade, acho soja uma coisa de vegetariano poser. Soja é horrível e não é bem digerida, além de causar ginecomastia no homem (crescimento de peitinhos). Comer coisa ruim não é ser vegetariano. Comer coisa ruim é ser burro.

"E o tofu?"
Eu NÃO AGUENTO MAIS essa mania das pessoas. Toda vez que eu chego em um restaurante e uso a palavra " vegetariano " perguntam se eu quero um tofu. Gente, Tofu, Shoyo, Missô, Algas é culinária MACROBIÓTICA. É muito difícil entender que vegetariano só não come carne? 

"Mas você come ovo todos os dias? VOCÊ VAI MORRER"
Ovo todos os dias não faz mal. Podemos comer até uma gema por dia sem alterar no colesterol, além de ter colina, uma substancia que é ótima pro desenvolvimento da inteligencia.

Sobre cereais integrais e açúcar mascavo
Por incrível que pareça, a maioria das pessoas pensam que vegetariano também só come coisas integrais. Porque só comeríamos coisas integrais? Não tem sentido algum isso. Ta certo que as massas integrais evitam muito a gordura localizada e faz um bem danado ao corpo, mas não tem ligação nenhuma com o vegetarianismo em si.
Quando ao açúcar mascavo, ele é só um açúcar mais "sujinho" e engorda do mesmo jeito. 

"Vegetarianos são gays"
Olha, isso eu realmente não sei dizer. Nunca conheci um veg hétero. Mas também, acho que só convivo com uns 2 héteros (contando com minha mãe) 

Hábitos que trazem benefícios
Bruxaria é conhecimento, e conhecer a sua cozinha
é ter as chaves da longevidade e disposição física.

Os hábitos apresentados aqui não são estritamente vegetarianismo, mas são mais aderidos por essa população (talvez numa tentativa inconsciente de compensar os nutrientes que não comem da carne).

Especiarias (cravo-da-índia, pimenta do reino, canela, macis, cúrcuma, gengibre)
O uso de especiarias se mistura com a história da cozinha. Desde muito tempo o homem busca dar um sabor e durabilidade melhor aos alimentos. Usar especiarias enriquece o prato e segundo as correntes exotéricas, ajuda o prana a fluir pelo corpo, desimpedindo as energias de caminharem livres. 

Tome mais chá e menos café
Primeiramente é bom que você conheça os chás, afinal, que tipo de bruxo você é? Tem que saber herbologia, rapá. Chás geralmente tem substancias que bloqueiam os danos causados pela idade nos orgãos internos e externos. Chá verde depois do almoço ajuda na digestão e diminui rugas :p

Reduzindo o número de laticínios
O homem é o único animal que continua tomando leite depois de adulto, entretanto, o leite é extremamente alergênico. Mais de 60% das pessoas que tem rinite possuem alergia ao leite. Tente ficar um mes e meio sem leite e note a melhora na pele e nas alergias. 

Medite sobre o alimento
Não é pra sentar encima de um prato de feijão ein galera. Sinta cada gosto. Tente comer cada alimento separadamente para depois juntar. Você vai ver que cada coisa tem um gosto incrível por si só.

Castanhas, castanhas urgente
O Brasileiro não tem habito de comer castanhas, mas elas possuem papel fundamental no nosso corpo. Comer duas castanhas-do-pará (ou 5 de caju) por dia ajuda a prevenir resfriados e outras doenças de cunho imunológico. 

Mais garfos e menos facas
É uma lógica bem simples: Quanto menos alimentos você precisar cortar com a faca, melhor (Ou seja, muita verdura e muita fruta!).

É isso ai galera. Esse post foi além de um desabafo, uma chamada para que prestemos mais atenção na nossa alimentação. Não somos inimigos do nosso corpo e nem podemos ser. Abra seus horizontes, teste novos alimentos e deguste cada gota do sagrado na terra. 








HEUSTAM (Lucas Oliveira) cursa nutrição na União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Se diz pagão. Acredita que a ordem gera o caos, e por consequência o caos gera a ordem. Ama o fogo, e como ele, gosta de consumir tudo ate o fim. Adora selvagerias e qualquer coisa que seja tribal. Raríssimas vezes discute seu ponto de vista, por que se cansou de perder tempo discutindo.

10 comentários :

  1. Vegetariana aqui \o/
    Adorei o texto Heustam, você escreve perfeitamente bem! Meus parabéns

    ResponderExcluir
  2. Vegano aqui! \o/ (E por incrível que pareça, sim, existem veganos héteros, rsrs)
    Mais um parabéns pelo texto, muito legal!
    E como foi mencionado, além de todo o lado filosófico da coisa, tem o lado do impacto ambiental inegável... Creio que esta é a pior parte, pois além da crueldade gratuita com os animais ainda rola a crueldade gratuita com o planeta...

    ResponderExcluir
  3. \o/ A página da "Druidesa Diva" ficou atacando os veganos (fire in the hole) ¬..¬ não sabia fazer postagens inteligentes, e nem agradar os seguidores então ela focou apenas nisso (ataque)... Mas de fato, hoje até se você não come carne, você é vítima de preconceitos... Porra :P

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu não sou vegetariana. Pretendo um dia diminuir drasticamente a carne (e cortar a carne vermelha de vez), mas primeiro preciso fazer as pazes com os vegetais. Além de ser super chata pra comer, tenho anemia perniciosa. Minha dieta de vegetais e legumes se limitava em arroz, feijão, alface, batata e cenoura. Agora já evoluí bastante. Já como pepino, tomatinhos, brócoli, salsão, aumentei o consumo de frutas (as que eu não gosto eu bato com gelo e mando ver rs). Verduras ainda faço cara feia, mas é uma questão de acostumar o paladar.
    Eu moro no interior, então quanto ao frango, a gente só come caipira, ovos também. São menores, mas são mais saudáveis e o melhor: sabemos exatamente de onde saíram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Hahaha. Fê, ve se você consegue tratar essa anemia perniciosa antes de começar uma dieta vegetariana completa, porque a B12 é muito escasso em alimentações vegetarianas!
      Tudo do interior é mais saudável, né? Lembro-me de quando morava no interior também e plantava amoras... Era um sonho.
      Tenta bater as frutas com Iogurt congelado, fica bem gostoso. Dai você pode adoçar com melaço de cana que é rico em ferro e não é tão prejudicial quanto o açucar. Beijos

      Excluir
  5. textozinho mentiroso!
    ja vi que o editor não entende merda nenhuma sobre a industria de alimentos!
    sequer tem conhecimento que 70% destas milhares de florestas destruidas são destinadas ao cultivo de vegetais e grãos diversos para os mais variados fins.
    vegetarianismo é opção e não obrigação....só penso que todo vegetariano deveria parar de citar desculpinhas ridiculas e baratas e deixar de divulgar mentiras sobre a industria de alimentos que é a mais suja da humanidade.
    tambem acho que os vegetarianos deveriam parar com tanta hipocrisia pois viver de forma saudável e consciente é viver honestamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente 70% destas milhares de florestas destruídas são destinadas ao cultivo de grãos, no qual mais da metade destes são para produzir ração para alimentar o gado. Acho que você quem não entende merda nenhuma sobre a industria de alimentos! E para mim hipocrisia é você saber tudo que acontece, ignorar e ainda criticar aqueles que realmente estão lutando para mudar isso. Me desculpe pelas palavras agressivas, eu não sou assim, mas respondi no mesmo nível do seu comentário.

      Excluir

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER