terça-feira, dezembro 03, 2013

Eu não sou preconceituoso, mas...




Não, eu não vou falar de homofobia, ou racismo, ou mesmo preconceito religioso. Talvez eu até fale disso em um texto futuro, mas hoje o tema é outro.

Já disse na pagina que muitas perolas aparecem na nossa caixa de mensagens. Algumas perguntas cabeludas, outros, depoimentos absurdos, alguns pedindo feitiços pra prender o marido...
Nunca postei nenhuma dessas perolas por não querer desencorajar quem esta começando a perguntar, temendo que sua pergunta seja idiota. Mas uma mensagem recente me deixou encabulado - e olha que nem fui eu a responder, foi o Breno, e devo dizer que ele foi beeeem mais educado do que eu seria.

Com a terceira temporada de AHS - Covens, já esperávamos novos bruxos pipocando por ai, mas como muito bem escrito no texto do Travanás, não importa como você conheceu a bruxaria ou como você começou a praticar, o que importa é como você termina. Mesmo assim, ainda é dose ter que aguentar as mensagens de gente que tem "dons" e por isso 'devem' ser bruxos - pausa para um emoticon: ¬¬ 

Uma mensagem em especial me chamou a atenção (claro, não vou citar nomes, nem caçoar da pessoa,
Leia mais em: O Deus Pã Visto por um Cristão
apenas tentar dar um conselho geral):

"como saber se eu for um bruxo?, pois geralmente as pessoas tem suas duvidas, e se for como descobrir meu dom?. [...]"

Vamos por partes. O Breno respondeu-o maravilhosamente, mas foi falar aqui com minhas palavras.

Em primeiro lugar, não tem essa de 'se eu for um bruxo'. O bruxo é aquele que pratica bruxaria, e praticar é uma escolha pessoal. Não temos um Gene-mutante-X para bruxaria, onde em um dia especial seu poder mutante aparece e pronto, agora você é um bruxo. E com toda certeza você não receberá uma carta de Hogwarts - acredite, eu sei, eu esperei, nunca veio =/
(Mais sobre isso na pergunta numero 1 e numero 10 do FAQ para novos bruxos)

"[...]posso ser um bruxo sem digamos o ''Dom''. e ter medo dos deuses tipo o Cornudo? digamos não medo mas receio..."

Cara... Você não acha no minimo estranho querer ser wiccano e ter medo de uma das principais divindades da Wicca?
Todo mundo aqui sabe que não sou Wiccano, então não posso falar nada sobre o 'Deus Cornífero', mas posso falar de deuses que possuem chifres.
Leia sobre Pã, seus mitos, suas atribuições e depois disso, os chifres ainda lhe forem um incomodo, sugiro que espere e estude mais, bem mais. Do contrário você vai ser mais um pagangélico ou wiccrente que eu e o Travanás tanto caçoamos.

 ..''não é modinha de AHS.. eu venho lendo sobres os wicca a um tempo já antes da série..só que temo um pouco o cornudo...somente ele o resto os rituais a tríplice entendo..e acredito..mas como sou filho de cristãos a imagem do cornudo me gera receio...não preconceito.


Na boa, sua frase parece com aquelas que começam mais ou menos "não sou homofóbico, mas..." ou "não sou machista, mas acho que a mulher..." e sempre terminam mal.
E é como eu já te falei, você quer ser wiccano temendo o deus wiccano?
Não estou dizendo que todos os bruxos começaram com a mente aberta, totalmente livre de preconceitos, mas vencer esses preconceitos é um dos primeiros e mais importantes testes. É obrigação de um bruxo pensar de maneira diferente, e lhe é natural ir contra a crença e a vontade das massas.
E sim, as tradições diânicas não veneram 'o Deus', por opção ou afinidade, nunca por medo - e isso faz toda a diferença.

"Mas se eu não quiser ser Wiccano?"

A Torre - Tarô Universal de Waite
Este arcano fala da destruição
abrupta do velho - como a
destruição de velhos
conceitos, velhas crenças.
Irrelevante. Mesmo não acreditando n'O Deus Cornífero', existem muitos deuses pagãos retratados com chifres. Vai temer todos eles?
Esse 'medo' deixa mais do que claro o quando você ainda está preso às ideias maniqueístas, de uma entidade maligna que é responsável por tudo de ruim no mundo. Ainda está demasiado preso à preceitos cristãos.
O primeiro passo de um bruxo é romper bairreiras, "esvaziar o cálice" e buscar saber o significado dos símbolos básicos. 'O que o chifre representa?', 'Por qual razão esses deuses foram representados com chifres?'
(Mais sobre isso na pergunta numero 4 do FAQ para novos bruxos)


10 comentários :

  1. Olha, estranho esse negócio de querer ser wiccano e ter medo do Deus Cornífero. Até entendo em partes, pois a maioria de nós (digo por mim que sou de família cristã) sempre associa a imagem do diabo como um ser "chifrudo". Há dez anos, quando comecei a me interessar sobre wicca e estudar o assunto, também me assustou e impressionou a imagem do Cornífero, mas eu queria saber o pq daquela aparência e o pq dos chifres. Claro que depois eu entendi toda a simbologia por trás dos chifres e da aparência do Deus Cornífero e à partir daí comecei a vê-lo com outros olhos e procurei abrir a minha mente. Hoje em dia quando alguém me fala em Deus, a única imagem que vem em minha mente é a do Deus Cornífero.
    Então, digo para essas pessoas que pensem se realmente é o caminho que querem seguir e se a resposta for sim, que se dediquem, estudem, pesquisem, façam anotações de tudo o que encontrar e quando achar que já estudou bastante, estude mais um pouco! Pois isso é ser bruxo, muito estudo e muita prática. Mas se depois de todos esses estudos vc ainda se incomodar com a imagem do Deus Cornífero, sinto lhe dizer, mas a wicca não é para vc.
    Bom, essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a estudar wicca e vi uma imagem do Deus Cornífero eu me assustei. Mas ao inves de ver como o diabo, eu fui procurar saber o porque dos chifres e agora que entendo posso dizer que o admiro. Confesso que sempre fui muito medrosa com tudo entao a wicca esta me ajudando a quebrar todos esses medos que tenho, e com isso percebo que estou indo no caminho certo (pelo menos eu acho). Tenho pouco tempo estudando, então muita coisa é nova pra mim e acabo ficando com medo, mas depois que pesquiso sobre esse medo passa. Acho que as pessoas que temem o Deus Cornífero só tem medo do novo, é porque nao se acostumou com isso. Viver a vida toda acreditando que o diabo tem chifres e pernas de bode, para depois descobrir que essa imagem é a face de um Deus é um choque e tanto. Mas á partir do momento em que voce abre a sua mente para o diferente, tudo se torna mais facil.

    ResponderExcluir
  3. Cara adoro seu sarcasmo ( no bom sentido ).
    Sabe aquela série House, pois então você me lembra ele só que você não é maquiavélico como tal, e eu o adorava e tenho uma grande simpatia pela maneira da qual você se expressar.
    Medo do Deus com chifres, porque? Estude e depois tire suas conclusões!

    ResponderExcluir
  4. gostei de sua resposta a todas essas perguntas. é realmente esquisito querer ser wiccano e ter medo do deus cornifero. pessoalmente, eu quando me interessei pela wicca, não senti medo de nada referente a ela :)

    ResponderExcluir
  5. Quando vi a imagem dele a 1 coisa q pensei foi o Sr Tuminus (Narnia) ksksks mas ele é um Deus mto bonito ( assim como a maioria ) e estou gostando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor tuminus eh um fauno/pã/ cornifero. Hihihihi
      Varias culturas, varios nomes, o mesmo deus. Axé!🌹

      Excluir
  6. Gostaria de dar minhas palavras. Para pessoas que desejam entrar na bruxaria,seja de origem cristã ou não,pode acabar associando cornifero ao diabo devido à enorme crença cristã que é espalhada no mundo e empurrada na garganta das pessoas por força e medo. Mas cá entre nós, para bruxos o diabo não existe e é apenas um mero personagem cristão, porque associar o Deus cornifero com alguem que nem sequer existe? As pessoas estão muito pressas a dogmas cristãs e não percebem cara, tem medo dos deuses e suas faces. Na bruxaria a polaridades, um deus tem seu lado bom e de luz e devastador de trevas, e isso nao sognifica que ele seja mal, eh apenas o equilibrio de energias densas e leves, oque eh o contrário do cristianismo onde ha um ser totalmente bom e um totalmente mal, isso nao existe me poupe.

    ResponderExcluir
  7. Otimo blog, eu amei!
    E boa sorte, paz, magia e axé aos novos estudantes da antiga arte!💜🌹

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER